Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. É uma doença que costuma passar despercebida em pessoas sadias, mas é grave em pacientes imunossuprimidos e nas grávidas.

O risco da toxoplasmose na gravidez ocorre naquelas mães que nunca tiveram contato prévio com o parasita, possuindo sorologia negativa para toxoplasmose. Estas são as gestantes sob risco, pois a toxoplasmose congênita ocorre quando mulheres adquirem o Toxoplasma durante a gravidez.

Muitas pessoas associam toxoplasmose a gatos, mas por quê? Os gatos são os únicos animais que, se contaminados com o Toxoplasma, passam a eliminá-los nas fezes, servindo como fonte para contaminação do meio e de pessoas. Nos outros animais, o parasita fica alojado e adormecido nos músculos, motivo pelo qual a ingestão de carnes cruas é o principal fator de risco para contaminação pela toxoplasmose.

Apenas 1% dos gatinhos transmite a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos oocistos. Para se contaminar com o toxoplasma, precisa comer a forma infectante, que nada mais são que os ovinhos germinados presentes nas fezes do gato contaminado. Ou seja, precisa que as fezes do gato tenham contato com a boca. E têm mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com a boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa.

Cuidados para gestantes

• Sempre lave bem frutas e verduras, especialmente se vai consumi-las crua
  • Certifique-se de cozinhar bem todas as carnes, já que o parasita pode ser encontrado em carnes cruas ou malpassadas. Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas.
  • Se gosta de mexer com plantas no jardim, é sempre bom usar luvas e depois lavar bem as mãos, já que pode haver contato com fezes de gatos no solo.
  • Peça alguém para limpar diariamente a caixinha de areia com fezes do gato. Tente não entrar em contato com as fezes do felino.
  • Alimente-o apenas com rações; nunca deixe seu gato comer carne crua.
  • Evite deixar o gato sair de casa, para que ele não corra o risco de contrair o parasita.

Portanto, grávidas que tem gatos podem manter o contato normalmente com os animais, seguindo as orientações acima e sempre lavando as mãos após estarem com eles.

Fonte: http://luisamell.com.br/gravidez-e-gatos-existe-perigo-nesta-relacao-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES

PORTAL DE PRIVACIDADE E LGPD