De uma maneira geral não é recomendado que os gatos tomem banho, primeiro porque eles se limpam diariamente com a própria língua e segundo porque o processo do banho é muito estressante.
Um estudo feito em 1998 por um pesquisador chamado Rand, revelou que o índice de glicemia dos gatos dobrou após o banho. Esse valor de glicose no sangue é indicativo de estresse, confirmando a teoria de que os bichanos detestam banhos. É importante diferenciar, entretanto, banho de água, porque os felinos, de uma maneira geral gostam muito água. O que estressa é o processo de molhar, ensaboar, esfregar, enxaguar e secar com o secador.
Quando isso tudo é feito em um petshop o nível de estresse se agrava, pois o animal ainda precisa ser transportado, coisa que eles não gostam mesmo! Apesar disso, é possível que existam alguns gatos que gostem de banho, nesses casos, o proprietário pode lavar seu bichano sem medo.
Se seu veterinário prescreveu banhos terapêuticos por alguma doença de pele, então tenha paciência e obedeça as orientações, porque nesses casos, seu gato deverá ser banhado mesmo. Caso contrário, lenços umedecidos ou banhos secos podem resolver o problema.